quarta-feira, 11 de março de 2009

CULTURA DA CONVERGÊNCIA



Harry Potter, Lost, Matrix são exemplos da Cultura de Convergência. Nesse tipo de cultura, não apenas os criadores e produtores, mas o consumidor/espectador participa da produção e difusão do conteúdo. A série Lost - mais famosa série de TV da década -já nasceu transmidiática, sendo simultaneamente game, livro, episódio de celular. Os 'espectadores' de Lost antecipam episódios na Internet, partipam de fóruns e os chamados fan-fictions mudam desfechos, escrevem e produzem seus próprios episódios, obrigando a indústria do entretenimento a repensar a questão autoral.

A campanha presidencial de Barack Obama trabalhou com o marketing de convergência, colocou o candidato em games, no twitter e no Second Life> O site oficial convocava os eleitores a enviar propostas através de fóruns. E mesmo depois de eleito, a miríade de mídias em torno de Obama não pára. A Edição do "Homem-Aranha" com Barack Obama na capa é a mais vendida do século 21, com vendas que ultrapassaram a marca de 350 mil unidades.

O fato é que a cultura em torno das novas tecnologias está nos mudando, estimulando uma cultura mais participativa, em que não aceitamos ser meros consumidores, apenas receber informações, agora que descobrimos que podemos consumir, produzir e participar.

Nenhum comentário: