segunda-feira, 16 de março de 2009

BUY (RED) SAVE LIVES




Produtos RED é uma iniciativa do ativista Bono Vox para gerar recursos para o Fundo Global, contra a propagação da aids na África (especialmente crianças e mulheres), além da tuberculose e malária, "a pior crise sanitária em 600 anos", segundo o cantor.

Uma idéia é simples: consumidores, sem nenhum custo adicional, compram um produto "vermelho" e a empresa "vermelha" destina uma pequena parte dos lucros para a compra e distribuição de remédios e anti-retrovirais para a África.

No site da campanha Red (www.joinred.com), Bono explica: "como consumidores do primeiro mundo, temos um tremendo poder. O que decidimos comprar ou não de maneira coletiva pode mudar a vida e o curso da história de nosso planeta". O manifesto da campanha reforça a idéia de que a Red não é caridade, mas um modelo de negócio.

A idéia de Bono e Bobby Shriver, presidente do Data, lançada no Fórum Mundial de Davos, na Suíça, já rendeu milhões de dólares através de grandes marcas como Apple, Motorola, Spring e Gap que 'pintaram' seus produtos de vermelho e destinaram um percentual das vendas para o Fundo Global.

A edição especial do iPod da Apple na cor vermelha destinou US$ 10 de cada unidade vendida para a campanha,a marca de roupas GAP publicou anúncios com estrelas do cinema e da música vestidas com sua coleção "vermelha", criada para colaborar na luta contra a pandemia. A Motorola e a Sprint também criaram uma edição limitada de seu telefone estrela, o RAZR e o American Express tingiu de RED seu famoso cartão verde.

"The message across the world is: if you buy one thing this month, buy RED"

Nenhum comentário: