segunda-feira, 2 de março de 2009

Neil Gaiman formando bons leitores com Coraline, um romance para criancas de todas as idades




Os comics books de Neil Gaiman mergulha-nos num universo onírico e estético, onde cada página é uma obra-prima em si mesma. Criador de uma narrativa sofisticada, Gaiman é autor de Saindman, personagem antológico da literatura mundial, baseado na figura mitológica de Morpheus e seus irmãos - Morte, Destino, Delírio, Desejo, Desespero e Destruição.


SAINDMAN


Em Coraline, invertendo a lógica de Lewis Carroll - que escreveu uma história de crianças para adultos - Gaiman cria uma narrativa para crianças que nenhum leitor adulto pode desprezar. E se a protagonista do País das Maravilhas mergulha num poço profundo para perguntar onde estamos? Coraline coloca o espelho de Alice diante de nós questionando em que estamos tão ocupados pra deixar nossas crianças lidarem sozinhas com o terror do mundo adulto. No novo lar de Coraline falta o mesmo que a maioria dos lares: a atenção de seus pais.

Coraline ao abrir uma porta para o quarto andar deve inspirar uma nova geração de leitores de Gaiman e quem sabe, soprar areia nos nossos olhos para 'acordamos' para a criança que por tão pouco tempo tomamos de conta, antes que ela vire um adulto.



Nenhum comentário: