quinta-feira, 30 de abril de 2009

A mensagem linguística


Este anúncio da marca italiana Panzani serviu de base para a análise de Roland Barthes entitulado A retórica da imagem (livro O óbvio e o obtuso). Barthes sinaliza três mensagens reveladas no anúncio: a mensagem linguística, mensagem icônica codificada e não-codificada. Interessa-me sobremaneira a mensagem linguística contida neste anúncio:
1. a disposição dos produtos que dão a idéia de uma elaboração caseira, diária, hábito que traduz a cultura francesa (público-alvo do anúncio;
2. as cores sinalizam a italianidade da marca, um olhar estrangeiro sobre a cultura do outro, em que pimentões tricolores e tomates frescos remetem às cores da Italia.
3. da horta para a mesa, da a idéia de todo o trajeto do alimento
4. e a quarta mensagem, diz respeito a estética, em que anúncio remete a uma pintu-ra, uma natureza-morta

O mais interessante nesta análise é a consciência de que toda imagem traz consigo uma mensagem linguística, e que mesmo quando pensamos não comunicar, comunicamos.

Nenhum comentário: