terça-feira, 7 de abril de 2009

A celebridade Adriane Galisteu.

Meus alunos enviaram algumas capas de revista de celebridades com Adriane Galisteu, com a seguinte proposta: que tipo de mulher a apresentadora representa etc. Esse é um trabalho diário nas minhas disciplinas de redação publicitária que compartilho agora no meu blog.

Um traço marcante na trajetoria de Adriane é a capacidade de ter virado o próprio jogo. Seu nome surge num evento traumático, de comoção mundial (morte do piloto Airton Senna), em que foi execrada em praça pública, mas deu a volta por cima. Construiu uma carreira como apresentadora e nunca mais saiu da mídia. Outro traço de Adriane é a capacidade de não comprar briga, saber quando recuar,não alimentar polêmicas. Foi assim com a Rede TV, com a Xuxa, com a família Senna. O público se projeta neste tipo de celebridade. "Se ela conseguiu (emagrecer, ficar rica) eu também posso" - é o pensamento dominante.

A mídia, no entanto, começa a cobrar de Adriane responsabilidade social, compromisso ambiental, um discurso mais coerente e consistente, menos frases saídas do piloto automático ("oportunidade é diferente de oportunismo", "no fundo do meu poço tem mola", " Airton Senna não conheceu a Disney por isso eu não penso duas vezes antes de gastar", "meu dinheiro não salvou a vida do meu irmão"), que ela compartilhe algo de novo.

2 comentários:

Afonso Braga - GB disse...

Adriane era sempre citada nas aulas de Redação I ... nunca vou esquecer do texto da Joyce se referindo a ela!

O blog está cada dia melhor.

x.o.x.o

Carol disse...

Xuxa e Adriane já disseram tudo que tinham pra disser, as respostas são sempre as mesmas. Adoro este blog.