terça-feira, 2 de março de 2010
A FORMA A SERVIÇO DO CONTEÚDO
A tecnologia e os efeitos em 3D utilizados na superprodução de Avatar de James Cameron contribuiu para levar milhões de pessoas a assistirem ao filme, mas, de certo modo, acabou falando-se pouco do roteiro, sobre a importância do filme, prevalecendo os discursos sobre investimento e pirotecnia.O filme é um bom exemplo pra falar da relação entre forma e conteúdo.
A estratégia de comunicação, as técnicas visuais utilizadas seja numa obra de arte, num filme como Avatar ou numa campanha publicitária servem para expressar a essência de seu conteúdo, do que pretende comunicar. A forma está a serviço do precisa ser dito, do contrário o objeto em questão resulta vazio, sem substância.
Avatar é pleno de poesia e beleza porque nenhum efeito é desnecessário: a rede que abraça, que protege aquele que repousa, a montanha que flutua, a árvore das almas, tudo é pleno de significado.
A tecnologia do filme mostra e convida a uma reflexão sobre o quanto ainda somos primitivos, o quanto nos falta aprender sobre a natureza que nos cerca e que nos constitui, o quanto usamos nosso conhecimento para destruir e o quando nosso plano espiritual ainda é limitado, mas que a nossa prepotência acredita sermos soberanos num universo infinito.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário