terça-feira, 16 de junho de 2009

"Quem escuta, o homem que todos escutam?”


“Eu leio o 'Financial Times' mesmo antes das pessoas conhecerem o jornal. Agora virou moda, todo mundo circula com um por aí”.
Essa declaração de Obama, em entrevista concedida a Lionel Barber, ao editor do jornal, em março deste ano, serviu de argumento para uma estratégica campanha do Financial Times, que tem como objetivo liderar as publicações voltadas para o mercado financeiro.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

quarta-feira, 10 de junho de 2009

VIAGENS EXTRAORDINÁRIAS



Viagens Extraordinárias é o título da exposição de Yves Saint Laurent que está no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio

quinta-feira, 4 de junho de 2009

A CAVERNA - Jose Saramago



A redação do último vestibular da Universidade de Fortaleza trouxe como tema os centros de consumo, sobretudo, os shopping centers, instigando o candidato a uma reflexão: "centros de consumo - centros de vida?"

Jose Saramago também trabalha esta temática em A caverna. No romance, o Centro Comercial (a caverna) representa o capitalismo e, nesta caverna, consumidores e fornecedores são prisioneiras do que consomem (as sombras). Os consumidores se vêem nos produtos e os fornecedores se vêem nos sonhos de enriquecimento fácil frente ao escoamento em grandes quantidades de produtos.
A Caverna apresenta a "face cruel do mundo capitalista e tecnológico" (palavras das centenas de candidatos). No romance, nitidamente inspirado no mito platônico, gente simples - um oleiro, um guarda, duas mulheres e um cão muito humano - encontra a lucidez em um mundo onde os prisioneiros da modernidade, iludidos, confundem as sombras com o real.

A Caverna de Jose Saramago é uma boa sugestão de leitura para as férias acadêmicas.